Nos dias ensolarados e mais limpos, é possível ver o morro do Pãode Açúcar na cidade
do Rio de Janeiro.
Possui praias e lagoas maravilhosas
Maricá é um município brasileiro, situado no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Localiza-se a 22º55'10" de latitude Sul, 42º49'07" de longitude Oeste e a 5 metros de altitude.
O território municipal estende-se por 363,81 km² e é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
O acesso à cidade pode ser feito tanto pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga o município às cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, quanto pela RJ-114, que faz a conexão com o município de Itaboraí e as rodovias RJ-104 e BR-101.
O Município de Maricá também é conhecido por suas propriedades rurais – chácaras e grandes fazendas –, muitas delas ricas em conteúdo histórico.
O trem também já passou pela cidade – ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com ainscrição da Estrada de Ferro Maricá.
Maricá e sua Geografia
Maricá é rodeada por montanhas.
As serras principais são: Calaboca, Mato Grosso, Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca.
O município apresenta um grande complexo lagunar que contempla as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guaripina e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que ligam as lagoas ao mar.
Também é conhecida por suas belas praias oceânicas, dentre as quais destacam-se a de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu.
A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes como vôo livre, trekking e moutain bike, dentre outros.
Paróquia de Nossa Senhora do Amparo:
Da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá (atual Igreja de São José), através do alvará de 12 de janeiro de 1775, constituiu-se a atual Paróquia de NossaSenhora do Amparo.
Em 08 de dezembro de 1802, foi benta e para ela transladada a imagem de Nossa Senhora do Amparo. Saindo da Capela de São José de Imbassaí (antigo Baçuí).Construída com mão-de-obra escrava, no prazo aproximado de 14 anos, ao menos em sua parte principal. Feita de pedra e barro, paredes de rara espessura, assenta a Matriz sobre uma elevação de 3 metros, construída especialmente como proteção, já que nas cheias a água avançava.O aterro utilizado nesta elevação foi transportado pelos escravos, quer em cestos em suas cabeças, quer em jacás ao lombo de animais, retirado do bairro Boa Vista (antigo Bairro da Formiga).
Em estilo colonial, janelas no alto, seu interior lembra o rococó, altar mor de rara beleza, em transição do barroco com o neoclássico.
Maricá e sua História
Nossa história brasileira oficial começa em 1500 com a chegada dos portuguêses às praias baianas. Com suas entradas, bandeiras e jesuítas, foram transformando nossa pré-história em história.
Entre 1574 e 1830, as terras que compreendem hoje o município de Maricá foram doados aos colonizadores portugueses de maneira profusa, como sesmarias.
Sesmarias eram os terrenos não colonizados, a terra virgem cedida a quem pudesse cultiva-la.
Essa região, a faixa do litoral que fica entre Itaipuaçu e a Lagoa de Maricá, que a princípio era território somente de índios, já se mostrava de importância no princípio do séc. XVI por ser no meio do caminho entre as importantes feitorias do Rio de Janeiro e Cabo Frio, a cidade onde o ciclo do Pau-Brasil se iniciou, já logo nos anos seguintes ao descobrimento.
Entre as várias teorias que aos pesquisadores desse Museu Virtual interessam, temos interesse especial em descobrir os primeiros núcleos formados dentro de Maricá , muito antes de se transformar em Vila ou Sesmaria, haja visto que provavelmente a colonização aqui começou baseada nas Leis de Portugal, em vigor pela altura do descobrimento, leis portanto do Brasil daqueles tempos também, que entre seus muitos itens condenava ao degredo os doentes e desregrados das cidades de importância, fato esse que deu origem à vários núcleos humanos que com o tempo se transformaram em cidades dentro de nosso país.
Para nós que ainda não temos apoio financeiro para pesquisas mais aprofundadas, datar os sinais do povoamento humano original desse período de transição pré-história para história fica muito complexo, haja visto que em todo nosso país o desenvolvimento aonde chegou, chegou em datas variadas.
Já dos objetos que chegaram junto com a cultura do colonizador, temos muitas fontes de informação confiáveis para poder falar de muitos deles com precisão.
Quais opções oferecidas por Maricá hoje?
As opções hoje em Marica estão relacionadas a um Turismo Aventura, sendo estes algumos lugares que podem ser visitados:
~~> Gruta do Spar:15km do Centro
~~> Pedra do Macaco: em São José do Imbassaí, 09km do Centro
~~> Serra do Camburi: Km24 da RJ106, 07KmdoCentro
~~> Serra do Espraiado:17km do Centro
~~> Pico da Lagoinha: 10km do Centro da cidade
~~> Cachoeira do Espraiado: 15Km do Centro da Cidade
~~> Pedra do Silvado: Estrada do Silvado¬ 10Km do Centro
~~> Pedra de Itaocaia: Localizada no loteamento Itaocaia Valley. 17Km do Centro
~~> Parque Estadual da Serra da Tiririca
~~> Farol da Ponta Negra
~~> Pedra do Macaco: em São José do Imbassaí, 09km do Centro
~~> Serra do Camburi: Km24 da RJ106, 07KmdoCentro
~~> Serra do Espraiado:17km do Centro
~~> Pico da Lagoinha: 10km do Centro da cidade
~~> Cachoeira do Espraiado: 15Km do Centro da Cidade
~~> Pedra do Silvado: Estrada do Silvado¬ 10Km do Centro
~~> Pedra de Itaocaia: Localizada no loteamento Itaocaia Valley. 17Km do Centro
~~> Parque Estadual da Serra da Tiririca
~~> Farol da Ponta Negra
~~> Praias e Lagoas
~~> Fazenda de itaocaia
~~> Estrada de Ferro de Maricá
~~> Imagens Históricas de Maricá
Celebridades em Maricá.
O educador Darcy Ribeiro, descobriu MARICÁ nos anos 80. Ele criou Universidades, centros culturais, uma nova proposta educativa com os Centros Integrados de Educação Pública (Ciep), além de deixar inúmeras obras escritas em várias línguas. Já passaram 12 anos da morte dele, mas seu pensamento continua vivo. “O pensamento do Darcy é um pensamento de vanguarda e de profundo amor ao Brasil e agora nosso país começa a dar conta disso”, enfatiza Paulo, sociólogo, neto do Darcy. A casa dele está no bairro de Cordeirinho, desenhada por Niemayer tem forma de uma oca, e hoje é o Centro Cultural Casa de Darcy Ribeiro. Paulo é presidente da Fundação Darcy Ribeiro. A casa precisa de reformas, e procura patrocínios públicos ou privados.
Maysa Monjardim
Ela comentou alguma vez: “Só fui feliz em Maricá”. A avenida Central é hoje a Avenida Mayssa (que liga a Barra de Marica à Ponta Negra). A casa dela está no bairro de Cordeirinho. Com acervo cedido pelo filho da cantora, Jayme Monjardim, foi inaugurada uma exposição no Centro Cultural Darcy Ribeiro.
Darwin e Muitos mais
A lista de celebridades começa com Darwin, no século XIX, o Anchieta muito antes, e no século XX Antônio Callado, Roberto Marinho, João Saldanha, Adolfo Bloch.
A Jeep Tour e Furglaine, mais uma vez presentes. O Fam Tour teve participação da Jeep Tour, do André Monnerat e o Raffaele Ricci. Garantia de bons opcionais no futuro, pois o André já pesquisou e passou com turistas da Del Bianco pelas praias de Maricá, recebendo bons comentários da beleza das vistas do lugar. Também um excelente micro da Furglaine transportou o Grupo de Copacabana até Maricá, combinando com os Jeeps o tour. Eles participaram aportando na qualidade dos futuros passeios, pois são duas firmas muito conhecedoras do serviço que oferecem.




0 comentários:
Postar um comentário