Longe da ficção e das grandes telas do cinema, alguns lugares se tornam destaque por estarem abandonados. Com histórias trágicas ou marcadas pelo esquecimento, essas áreas se escondem à sombra da civilização. Na lista abaixo, é possível conferir sete cidades ou povoados que, atualmente, são cenários de lendas urbanas e contos macabros.
1. Centrália
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: Pensilvânia, EUA
História: Em 1962, um incêndio no aterro sanitário que ficava próximo ao cemitério Odd Fellows cravou o fim da cidade de Centrália. O fogo rapidamente se espalhou através de um buraco para a mina de carvão que ficava sob a cidade.
Até hoje é possível ver fumaça saindo de rachaduras nas estradas e buracos que se abrem no chão do município. Ao longo dos anos, quase todos os moradores deixaram Centrália. Segundo o censo norte-americano, em 2000, a população da cidade se restringia a 21 habitantes. Os poucos “resistentes” afirmam que a evacuação é, na verdade, uma conspiração do Estado, que quer enriquecer com as minas de carvão que se encontram embaixo de suas casas.
2. Sanzhi
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: New Taipei, Taiwan
História: O distrito de Sanzhi foi construído com o intuito de ser um resort de férias para militares norte-americanos. Com uma arquitetura considerada futurística, a estrutura acabou nunca recebendo nenhum turista, sendo abandonada após misteriosos acontecimentos em 1980.
Durante o período de construção do resort, trabalhadores morreram em acidentes de carro e de outras formas ocultas. Alguns chegaram a afirmar que as ocorrências foram causadas por criaturas sobrenaturais, já que o resort estava sendo erguido sobre um cemitério holandês (o que nunca foi confirmado). Já outros diziam que uma estátua de dragão foi destruída durante as obras, causando uma espécie de maldição no lugar.
Independente das causas, o distrito de Sanzhi foi abandonado e nunca teve sequer um residente.
3. Kayaköy
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: Muğla, Turquia
História: Abandonada em 1923, a aldeia foi o lar de de milhares de cristãos. Com o fim da guerra Greco-Turca, um acordo político obrigou que os gregos deixassem o local. Hoje mais de 500 casas e inúmeras igrejas ortodoxas preenchem um jardim de ruínas.
4. Kolmanskop
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: Namíbia
História: O que já foi uma próspera comunidade de diamantes é hoje uma cidade fantasma, dominada apenas por areia. Kolmaskop foi construída em um deserto da Namíbia por alemães que descobriram toda a riqueza da cidade, cercada por minas de diamantes.
Kolmasnkop acabou sendo abandonada pelos mineiros em 1954. Por ficar perto de um deserto, com o passar dos anos, a cidade foi invadida pela areia. Aos poucos, vestígios da civilização foram apagados, restando apenas casas elevadas e prédios.
5. Hashima
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: Nagasaki, Japão
História: Erguida pela empresa Mitsubishi durante a revolução industrial, a Ilha de Hashima acabou se tornando um importante polo de depósito de carvão de Nagasaki. Durante quase um século, a mineração tomou conta da cidade, que abrigou, em seu auge, mais de cinco mil moradores.
Com o carvão perdendo cada vez mais espaço para o petróleo no mercado mundial de energia, a ilha acabou sendo completamente abandonada em 1974 e se tornou um amontoado de ruínas. O local ficou “fechado” por 35 anos, até que o governo japonês o reabrisse para visitações – já então apelidado de “fantasma” pelo aspecto abandonado.
6. Oradour-sur-Glane
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: Limousin, França
História: Aldeia que vivia em harmonia até a 2ª Guerra Mundial, Oradour-sur-Glane foi tomada por nazistas e completamente destruída. Na época, 642 pessoas acabaram sendo mortas. Os invasores também queimaram carros e destruíram edifícios, que permaneceram “congelados” no tempo.
Desde 1944, data da invasão, a cidade se manteve abandonada, representando um retrato da monstruosidade de guerra e um memorial para aqueles que ali perderam suas vidas. Enquanto vagam pela cidade, turistas são convidados a permanecer em silêncio em respeito à tragédia.
7. Pripyat
Foto: Montagem/Bhaz
Localização: Ucrânia
História: Em 26 de abril de 1986, o reator de Chernobyl se tornou protagonista de uma tragédia. Um vazamento nuclear obrigou os moradores de Pripyat a correrem para se salvar. O acidente foi tão grave que até hoje a cidade ainda é um risco para a vida humana, mesmo com o dispositivo envolto em uma caixa apropriada, chamada de “sarcófago”.
Desde seu abandono, Pripyat se tornou lar de uma vida selvagem. Lobos circulam pelas ruas da cidade ucraniana, caçando javalis entre os prédios e no parque de diversões que, curiosamente, foi inaugurado um dia após a explosão do reator, em meio à evacuação da população local.
A cidade também é cenário de várias lendas urbanas, que contam como moradores, vítimas do acidente, ainda circulam pelas ruas abandonadas.

0 comentários:
Postar um comentário